GeraLinks - Agregador de links

ARTISTA REMOVE MAQUIAGENS DE BONECAS PARA DEIXÁ-LAS PARECIDAS COM CRIANÇAS REAIS.


Lábios inflados e carregados de batom, cílios postiços, sombras mirabolantes e um olhar fatal. Essas são as características que compõem os rostos da maioria das bonecas, vendidas pela indústria de brinquedos que possuem, como público alvo, as crianças. 

Além do fato de que essas bonecas de cintura fina, barriga chapada, seios empinados e pernas longas perpetuam os padrões estéticos de beleza impostos pela sociedade, elas também são responsáveis pela sexualização precoce de milhares de meninas e meninos há décadas,atrapalhando a vivência das crianças durante a infância de forma mais natural, baseada na realidade.


Foi pensando nisso que Sonia Singh, artista da cidade de Hobert, na Tasmânia (Austrália), criou a Tree Change Dolls, uma marca revolucionária na forma de enxergar, perceber e consumir esse tipo de brinquedo.

Primeiramente, Sonia compra os modelos excluídos pelos antigos donos em lojas de segunda mão e os reutiliza, reciclando seus rostos e dando, literalmente, uma cara nova a cada um deles. De bonecas fashionistas, elas se tornam parecidas com as crianças com as quais brincarão mais tarde, passando a ter um estilo de vida mais realista.

Após retirar toda a maquiagem quase carnavalesca do rosto das bonecas, Singh repintaseus olhos, bocas e sobrancelhas, criando características únicas a todas elas, tornando-as singulares, diferentes e cheias de personalidade, como crianças do mundo real devem se sentir. Ao fazer os acabamentos dos pés ou sapatos, sua mãe, mestre em tricotar, confecciona as roupas, dando estilo na medida certa.




O projeto teve início quando Sonia Singh perdeu seu emprego como cientista. Enquanto cuidava de sua filha mais nova e procurava uma vaga, ia encontrando bonecas jogadas pelos mercadinhos da Tasmânia pensando em criar algo mais realista para suas crianças.

Isso despertou um desejo de reinventá-las, expandindo sua criatividade e dando a cada boneca um aspecto mais parecido com às que ela mesma brincava quando criança. O resultado foi e ainda é impressionante!

Suas criações bombaram na internet depois que várias fotos foram postadas no Tumblr e em sua página do Facebook. As bonecas, fotografadas em poses de brincadeira e leveza no jardim da artista, fizeram sucesso instantâneo, com mães, pais e com as próprias crianças, que se identificam de maneira espontânea e imediata!

Confira o antes e depois de algumas criações daTree Change Dolls:





As crianças percebem que essas bonecas estão mais próximas da realidade, comparando-as com amigas e outras mulheres do seu círculo de convivência, e, dessa forma, identificam-se, tornando a brincadeira mais divertida. São rostos únicos, como de pessoas reais.

A artista defende um posicionamento mais consciente e sustentável em relação ao consumo de brinquedos em geral, como fica claro em suas palavras:

“Eu estou encorajando as pessoas a reciclarem e produzirem suas próprias bonecas, e espero que a criatividade colabore com outras pessoas, para que elas consigam envolvimento com as crianças, para que elas também façam seus próprios brinquedos. Gostaria de auxiliar todos para enxergarem com novos olhos as coisas que compramos e jogamos fora, sem ao menos pensar duas vezes”, diz Singh em seu site.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »